15 Raças de Cachorro Mais Populares no Mundo
- J.Paulo Souza
- 25 de out. de 2018
- 9 min de leitura

Olá petlover! Se você ama cães, com certeza já conhece algumas das raças de cachorro mais populares no mundo. Todos viram ou ouviram falar do Bulldog, Poodle, Rottweiler ou Golden Retriever, porém a lista de raças caninas mais populares do mundo contem em alguns dos primeiros lugares certas raças quase não conhecidas no Brasil, e que você talvez nem saiba que existem!
Baseado no ranking de raças de cachorro mais populares do mundo em 2017, eu selecionei os 15 primeiros cães mais procurados e queridos e listei aqui em baixo. Confira as 15 raças de cachorro mais populares no mundo e me diga depois se já conhecia todos, ou apenas alguns deles...
15- Welsh Corgi Pembroke

O cachorro Welsh Corgi Pembroke se diferencia de seu ‘primo’ Welsh Corgi Cardigan, principalmente pelo fato de não possuir uma cauda. Além de ser mais parecido com uma raposa, o Corgi Pembroke é menor e bem mais popular, talvez até mesmo por causa de tais características.
Sua origem vem do país Galês, era uma raça de cachorro utilizada pelos agricultores do sul no pastoreio de gados, ovelhas e pôneis. Até 1926 não era um cão conhecido, só a partir daí começou a participar de exposições caninas e ganhar espaço no coração dos amantes de cachorros. Em 1934, Pembroke e Cordigan foram divididos em duas raças de cães diferentes.
É uma raça canina que costuma latir bastante, é enérgico e por isso precisa fazer exercícios físicos e mentais todos os dias para se manter saudável. É amigável, carinhoso e amável, uma companhia e tanto para crianças, e pode ser deixado com estranhos, não costuma ter problemas para socializar.
14- Dogue Alemão

Esse gigante e gracioso cão é descendente de duas raças de cachorros magnificas, o Mastiff Inglês e o Wolfhound Irlandês, herdando naturalmente sua grande força e habilidade para caça. Não à toa que foi um cachorro de guerra por volta do século 14 na Alemanha.
No final dos anos 1800 veio para as Américas, ganhando uma maior popularidade e espaço no ranking de cachorros mais procurados no mundo.
Apesar da aparência muitas vezes ameaçadora, o Dogue Alemão é um cão gentil, carinhoso e amigável. Gosta de crianças, mas pelo fato de ser muito forte pode causar algum desconforto com suas brincadeiras. É um ótimo companheiro para a família!
13- Cachorro Salsicha

Há menções ao Cachorro Salsicha (Dachshund) desde o século 16, sendo uma raça de cachorro antiga que pode ter três variedades de pelagem e duas de tamanho, o padrão e o miniatura. São os pelos Dachshund de Pelo Liso, o original, e os Dachshund Pelo Comprido e Dachshund Pelo Duro as outras duas, frutos de cruzamentos com outras raças caninas.
Somente depois de 1910, os cruzamentos entre essa raça de cães e outras foi “regularizada”, buscando alcançar o melhor resultado possível, depois disso os queridos cachorros Salsicha foram ganhando espaço e popularidade.
É um cão independente e curioso, corajoso e não muito receptivo a pessoas desconhecidas. Se dá bem com crianças e é carinhoso com a família. Pode ser mais recluso dependendo da sua variação de tamanho, sendo os miniatura mais tímidos que os de tamanho padrão.
12- Husky Siberiano

Eu admito que essa é uma das minhas raças de caninas preferidas, e o cachorro mais bonito que já vi. A origem do Husky Siberiano é incerta, foi desenvolvido pelo povo Chukchi no nordeste da Ásia, e ficou popular por seu talento nas famosas corridas de aposta no Alasca. Em 1925 uma difteria atingia a cidade de Nome, e alguns grupos de Huskies correram 540 km com o soro salva-vidas, salvando a cidade e se tornando verdadeiros cães heróis.
Foi reconhecido como raça de cachorro em 1930, daí pra frente foi ganhando popularidade e o carinho dos amantes de cães. É um cão inteligente, independente com espírito aventureiro e ao mesmo tempo, teimoso e bagunceiro! São muito sociáveis com outros cachorros e necessitam de companhia humana ou animal para se sentirem bem.
11- Boxer

Esse cão forte, resistente e ágil vem de duas raças de cachorro já extintas, o gigante Danzinger Bullenbeisser e o pequeno Brabenter Bullenbeisser.
Por herdar a força e agilidade característica de seus ancestrais, o Boxer fora usado em caças de grandes animais selvagens, como o javali, e em lutas contra touros (um esporte popular em alguns países europeus), também foi uma das primeiras raças caninas a se tornar cão policial.
A raça foi reconhecida em 1900, e nos anos 40 chegou a se tornar a mais popular nos Estados Unidos da América.
É um cachorro expressivo, carinhoso e brincalhão. Geralmente se dá bem com outros cães ou animais da casa, uma excelente companhia para a família.
10- Braco Alemão de Pelo Curto

O Braco Alemão de Pelo Curto surgiu do cruzamento de várias raças caninas, feitos pelos produtores rurais alemães, que tinham como objetivo desenvolver uma raça de cachorro valente e caçador. Obtiveram sucesso, criaram um excelente cão caçador tanto na terra quanto na água!
Sendo um cachorro fácil de se lidar, inteligente e um ótimo rastreador, logo se tornou popular nas caças esportivas alemãs, ganhando popularidade no resto do continente europeu.
São cães pacientes, dóceis e companheiros aos seus donos. Por ter uma inteligência e astúcia apuradas, podem aprender comandos e truques desde filhotinhos também. São uma excelente companhia para as crianças e no geral se dão bem com outros animais de estimação.
9- Yorkshire

O nome Yorkshire se dá a área Inglesa onde foi desenvolvida essa raça canina, depois de muitos cruzamentos entre várias raças “terrier” até chegar nesse pequeno e peludo cãozinho que conhecemos hoje.
Ficou conhecido por ser “cachorro de madame” ainda na Inglaterra, e em 1880 chegam à América, de lá pra cá só crescendo em sua popularidade.
É um cachorro de personalidade forte, costuma ser tímido e, muitas vezes, agressivo com outros cães e animais menores, embora não sejam cachorros muito ativos e cheios de energia. Apesar de teimosos, são carentes e prontos para receber treinamento e adestramento. Podem ser educados a latir menos.
8- Rottweiler

Esse gigante e majestoso cão tem uma origem interessante e antiga. Os ancestrais do Rottweiler acompanharam os romanos em suas longas viagens, e eram seus fiéis amigos. Quando são deixados para trás na Alemanha pelos romanos, expulsos pelo povo da região de Rottweil, começam a ser criados e se espalham pelo resto da Europa, ganhando popularidade. Chegam na América 1928, sendo reconhecido como raça canina em 1931.
Apesar da aparência assustadora, é um cachorro amoroso, dócil e apegado à família.
Costumam ter duas personalidades diferentes, a primeira é a dócil, gentil e sociável com outros animais e pessoas estranhas, porém podem desenvolver uma segunda personalidade protetora e territorialista, por conta de seus instintos, não sendo tão socializável com quem não conhece. Por isso é importante acostuma-lo com pessoas estranhas e outros pets desde filhotes.
7- Poodle

De origens provavelmente Asiáticas, o Poodle foi um exímio cão caçador, usando suas habilidades na água para auxiliar seus donos na caça de patos. Também foi usado no pastoreio por agricultores, tudo isso antes de se espalhar pela Europa e se tornar um cachorro querido pela aristocracia francesa.
Após os anos 1800 começou a entrar em extinção, e até na década de 1920 tinham quase desaparecido da América. Depois dos anos 30, os Poodles voltaram à cena e sua popularidade cresceu muito, se tornando um cão muito querido nas Américas também!
O temperamento desse cachorro pode se diferenciar entre as suas três variações. O Poodle Gigante é um cão obediente, aventureiro com espírito caçador, é muito ativo e um ótimo companheiro para família, embora seja reservado com estranhos. O Poodle Anão costuma latir bastante, ser apegado com o dono e ser reservado com estranhos de início. Já o Poodle Toy é um cachorro mais fácil de treinar ou adestrar, ele é receptível e apegado aos donos, latem bastante!
6- Beagle

Os Beagles são uma raça de cachorro muito antiga, sendo mencionado desde o século 15. Foi um caçador de lebres durante séculos, porém também caçou outras presas em diferentes lugares do mundo.
O maior desafio para um dono de Beagle, é lidar com a sua teimosia. Não é um cão fácil de ensinar, talvez seja impossível adestrá-lo, ele realmente faz o que quer. Apesar disso é um cachorro extremamente dócil e carinhoso com a família, e receptivo com estranhos.
Essa raça de canina tem tendência a obesidade, então é importante manter alguns cuidados redobrados com a alimentação e saúde desse cãozinho se você pretende ter um!
5- Bulldog

O Buldogue Inglês tem uma origem um tanto quanto triste. Ele ficou conhecido por ser coadjuvante nas lutas de bull-baiting, ou “lutas com touros”, e devido a sua alta resistência a dor, fora usado nesse esporte inglês por séculos, depois passou a ser colocado para lutar com ursos também.
Existem relatos que antigamente os donos de Bulldogs testavam a resistência do animal os prendendo com touros e os torturando. Quando o bull-baiting e a luta com ursos é proibida, o nosso querido cão Buldogue Inglês vira a triste página da sua história e passa a ser um dos mais populares cães no mundo todo.
Ele é um cachorro difícil de se treinar, assim como o Beagle, é bastante teimoso e não gosta de aprender comandos. No entanto é um cão muito dócil e amoroso, moderadamente receptível a estranhos, porém não é de se dar muito bem com outros cães se não for acostumado desde filhote a isso.
4- Bulldog Francês

Esse querido cachorro francês surge em meados dos anos 1800, e embora seja descendente direto do antigo Buldogue da Inglaterra, o Bulldog ou Buldogue Francês conhecido hoje é fruto de vários cruzamentos feitos na França e também nos Estados Unidos da América.
Talvez por tantas combinações essa seja uma das raças de cachorro com a maior variedade de cores. Não há um padrão, pode variar de um claro com manchas no focinho e rosto, bege, marrom ou até preto com algumas manchas claras no peito pelo resto do corpo.
Muito parecido com os Beagles, o Bulldog Francês não é dos cães mais obedientes, ele pode simplesmente ignorar um exercício de treinamento/adestramento por dezenas de vezes. Apesar de seu espírito dominante, não é impossível adestrá-lo, só exige uma dose de paciência!
Ele é um cachorro muito dócil e carente de atenção, embora a maioria deles não seja tão fã de colo. Se dá bem com outros animais de estimação se criado desde filhote com sua presença, e no geral não é muito receptivo a outros cães machos, devido ao seu instinto dominante.
3- Golden Retriever

Muito parecido com o Labrador, o Golden Retriever é um animal mais dócil e adaptável, além de ser um tanto mais peludo.
É uma raça de cachorro que surge em meados de 1800, fruto do cruzamento de um Retriever de pelo ondulado e amarelo com uma Tweed Water Spaniel. A raça Golden Retriever é reconhecida em 1912, mas somente em 1927 foi reconhecida na América como uma raça canina diferente de Retriever. Após isso o cão ganhou mais popularidade e hoje é um doa cachorros mais queridos e procurados do mundo.
O cão Golden é muito ativo, necessita de exercícios físicos e mentais diários para manter uma boa saúde, é amigável e dócil com todos. Seu dia perfeito seria correr pelo campo e brincar com seus donos, apesar de se adaptar a apartamentos e locais mais pequenos, ele precisa fazer exercícios todos os dias.
2- Pastor Alemão

Depois dos inesquecíveis Strongheart e Rin Tin Tin, o cão Pastor Alemão ganhou um espaço muito grande (quem sabe pelo seu tamanho) no coração dos amantes de cachorros. Surgiu como resultado de inúmeros cruzamentos de cães com o intuito de gerar um cachorro perfeito para o pastoreio. Esforços estes que claro, foram compensados, essa é uma das raças caninas mais inteligentes que existe, além de fiel, ágil e forte também.
Do contrário que muitos pensam, o Pastor Alemão não é tão próximo dos lobos, na verdade está tão próximo deles quanto qualquer outra raça de cães. Por sua visível versatilidade e lealdade, se tornou o melhor cão policial que já existiu, e já foi o número um no ranking de cachorros mais populares do mundo.
É um cachorro leal, ativo, se dá bem com outros pets e é reservado com estranhos, por isso é um ótimo cão guarda. Se esse não for o intuito de tê-lo, é aconselhável que o acostume desde cedo com pessoas desconhecidas, assim ele crescera acostumado a socializar mais facilmente com quem não é da família.
1- Labrador Retriever

O grande campeão já a alguns anos é sem dúvida um querido por todas as pessoas que amam cachorros. Equilibrado, inteligente, dócil e leal, o Labrador Retriever é o cão perfeito para guiar cegos, além de ser um pet muito versátil e adaptável.
Surgiu do cruzamento de várias raças caninas com o objetivo de se ter um exímio caçador, o que explica hoje o fato desse cão pular nas águas, mesmo que geladas, sem pensar duas vezes! Dotado de uma inteligência sem igual e um faro poderoso, serviu para caça durante muito tempo, até se tornar o cachorro de estimação mais procurado e querido no mundo.
Ele pode ser um cão companheiro, cão guarda, farejador e policial, e inúmeras outras funções. É com certeza um dos mais, se não o mais versátil cachorro que conhecemos hoje. Ele é amoroso, companheiro e fiel aos donos, companhia perfeita para crianças e a família. Não se mostra um cão agressivo e estressado, claro que sendo tratado com carinho e com a saúde em dia. Ele precisa fazer exercícios físicos e mentais diariamente, assim estará saudável e forte, pronto pro que der e vier. Literalmente!
O que achou? Comenta aqui qual ou quais dessas raças é a sua preferida, se já conhecia todas ou alguma delas não tinha visto antes, compartilhe esse artigo com seus amigos...
Obrigado por ler até aqui, e tchau tchau!
Commentaires